APRESENTAÇÃO

O Colégio Militar Dom Pedro II (CMDP II), uma escola de característica híbrida (pública e privada) subordinada à Diretoria de Ensino (DIREN) pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi inaugurada no dia 21 de fevereiro de 2000 com o propósito de oferecer Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, visando à promoção de um ensino de qualidade por intermédio de uma educação transformadora e inovadora, preservando os princípios de civismo e patriotismo, bem como as tradições históricas do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, contribuindo para o desenvolvimento e formação do educando e seu preparo para o exercício da cidadania. O CMDP II não recebe verba do governo para sua manutenção, o CBMDF realiza convênio com a Associação de Pais, Alunos e Mestres do Colégio Militar Dom Pedro II (APAM/CMDP II), a qual assina o Acordo de Prestação de Serviços Educacionais com os responsáveis dos alunos. A arrecadação oriunda desse Acordo é revertida na manutenção do CMDP II e na contratação de funcionários (professores, coordenadores e administrativo).

HISTÓRICO

O Colégio Militar Dom Pedro II (CMDP II) é uma entidade de ensino preparatório e assistencial do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF, criado através da Lei Distrital nº 2.393, de 07 de junho de 1999 e regulamentado pelo Decreto nº 21.298, de 29 de junho de 2000. Está situado na área da Academia de Bombeiros Militar, “Cel. Osmar Alves Pinheiro”, no Setor de Áreas Isoladas Sul – Área Especial 03, Quadra 04 Lote 05.
A sua concepção emanou de um antigo anseio da Corporação em viabilizar aos dependentes dos integrantes desta gloriosa instituição, um centro de ensino de excelência a um baixo custo, conforme está prescrito no inciso XII, do Art. 3º do Regulamento da Organização Básica do CBMDF - Decreto Distrital nº 16.036, de 04 de novembro de 1994, in verbis:
“Art. 3 - Compete ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal:”
“XII - prestar assistência social, religiosa, jurídica, educacional e médico-hospitalar a seu pessoal e a seus dependentes”;
E assim, no dia 14 de fevereiro de 2000, dava-se início às atividades educacionais no Colégio Militar Dom Pedro II com turmas de Educação Infantil (níveis I e II), Ensino Fundamental (1º ao 8º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série) visando não só atender ao público do CBMDF, bem como aos demais segmentos da Segurança Pública do Distrito Federal, das Forças Armadas e da sociedade.
O Colégio Militar Dom Pedro II teve esta denominação em homenagem ao patrono dos Corpos de Bombeiros, o Imperador Dom Pedro II, que em 02 de julho de 1856, no Estado do Rio de Janeiro, criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte.
Atualmente o Colégio possui um efetivo de aproximadamente 2.200 alunos, distribuídos em turmas de Educação Infantil (níveis I e II), Ensino Fundamental (1º ao 8º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série).

Estrutura


Veja mais fotos